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Equação do 1º grau

Exercícios de equação do 1º grau







Lista de exercícios abordando equação do primeiro grau. Uma excelente lista para baixar e se preparar para diversos concursos. A lista contém 28 exercícios com gabarito.

01) (Fundação Casa – 2011) - No estoque inicial de uma loja, o número de casacos pretos era o triplo do número de casacos vermelhos. Foram vendidos 2 casacos vermelhos e 26 pretos, restando no estoque quantidades iguais de casacos de cada cor. O número total desses casacos no estoque inicial era

(A) 36.
(B) 48.
(C) 58.
(D) 66.
(E) 68.
02) (VNSP1301/002-TécnicoContabilidade – 2013) – Uma pessoa entrou em uma loja de artigos de iluminação e escolheu uma luminária, um ventilador de teto e um lustre. O preço das três peças juntas era R$ 1.000,00, mas o ventilador de teto custava R$ 150,00 mais caro do que o preço da luminária e R$ 100,00 mais barato do que o preço do lustre. Se essa pessoa decidir comparar apenas a luminária e o ventilador de teto, então o valor a ser pago será de

(A) R$ 350,00.
(B) R$ 400,00.
(C) R$ 450,00.
(D) R$ 500,00.
(E) R$ 550,00.
03) (PMPP1101/001-Escriturário-I-manhã – 2012) – Dona Yara comprou 4 pares de sapatos e gastou R$ 725,00 ao todo. O 2.º par de sapatos custava R$ 20,00 a mais do que o 1.º, o 3.º custava o dobro do 2.º, e o 4.º custava o triplo do 1.º. O preço do 4.º par de sapatos foi

(A) R$ 285,00.
(B) R$ 265,00.
(C) R$ 245,00.
(D) R$ 230,00.
(E) R$ 205,00.
04) (PMMC0902/02-AuxApoioAdm-tarde – 2009) – O pai de Andréa gosta muito de Matemática e montou um probleminha para expressar a idade de sua filha. “O dobro da diferença entre a idade de Andréa e cinco, mais a mesma idade, é igual a 11”. Portanto, a idade de Andréa é

(A) 3 anos.
(B) 5 anos.
(C) 6 anos.
(D) 7 anos.
(E) 8 anos.
05) (UBAU1201/001-AssistInformática-II-Ed-06 – 2012) – Um animador de festas pediu a atenção dos participantes e proclamou: – Pensei em um número. Multipliquei esse número por 5 e depois subtraí 65 do produto. O valor obtido é o mesmo que somar 81 ao triplo do número que eu tinha pensado no início. O número que eu pensei é um número que está entre

(A) 21 e 30.
(B) 40 e 63.
(C) 70 e 85.
(D) 88 e 90.
(E) 100 e 112.

RESOLUÇÃO

06) (PMES -2008) - Pedro e João, juntos, possuem 74 bolinhas de gude. Sabendo que Pedro possui 2 bolinhas a menos que João, pode-se concluir que o número de bolinhas de gude de João é

(A) 38.
(B) 36.
(C) 34.
(D) 32.
(E) 30.
07) (VUNESP – 2011) Pedrinho tinha quatro anos quando sua mãe deu à luz a gêmeos. Hoje, a soma das idades dos três irmãos é 52 anos. A idade de Pedrinho hoje é

(A) 16 anos.
(B) 17 anos.
(C) 18 anos.
(D) 19 anos.
(E) 20 anos.

RESOLUÇÃO

08) (CDSP1001/04-TécManPort-Eletricista-2011) – Após organizar sua biblioteca, Lucas percebeu que metade de seus livros eram de matemática, a terça parte dos livros era de história, e 20 livros eram de artes. O total de livros da biblioteca de Lucas é

(A) 90.
(B) 120.
(C) 150.
(D) 180.
(E) 210.

RESOLUÇÃO

09) (PMES0903/01-SoldadoPM - 2009) – Um funcionário de uma loja percebeu que 8 caixas fechadas de canetas menos 50 canetas contêm a mesma quantidade que 7 caixas fechadas mais 20 canetas. O número de canetas de uma caixa é:

(A) 55.
(B) 60.
(C) 65.
(D) 70.
(E) 75.
10) (CASA0902/12-AgAdministrativo - 2010) - Mariana gastou um total de R$ 125,00 na compra de um cartucho de tinta para sua impressora, um pen drive e um livro. Sabe-se que o cartucho de tinta custou R$ 12,00 a menos que o pen drive e R$ 19,00 a mais que o livro. Nesse caso, pode-se afirmar que o item mais caro custou:

(A) R$ 56,00.
(B) R$ 52,00.
(C) R$ 46,00.
(D) R$ 44,00.
(E) R$ 42,00.
11) (SEAP1103/001-AgEscVigPen-V1 – 2012) – De mesada, Julia recebe mensalmente do seu pai o dobro que recebe de sua mãe. Se em 5 meses ela recebeu R$ 375,00, então, de sua mãe ela recebe, por mês,

(A) R$ 15,00.
(B) R$ 20,00.
(C) R$ 25,00.
(D) R$ 30,00.
(E) R$ 35,00.
12) (CASA1201/001-AgApoioOper-SexoMas – 2013) – Hoje, a minha idade é o dobro da idade de meu filho e a idade de meu filho é o triplo da idade de meu neto. Se daqui a 6 anos a soma de nossas idades for de 118 anos, eu tenho, a mais do que o meu neto,

(A) 45 anos.
(B) 48 anos.
(C) 50 anos.
(D) 54 anos.
(E) 60 anos.
13) (SEAP1101/001-AuxiliarEnfermagem-V1 – 2011) - O professor de matemática perguntou a seus alunos: Qual é o número que, subtraindo 7 do seu quíntuplo, resulta no mesmo que somando 15 ao seu triplo? Os alunos que acertaram responderam um número

(A) par.
(B) divisível por 3.
(C) múltiplo de 7.
(D) ímpar.
(E) menor do que 9.
14) (PMES0903/01-SoldadoPM – 2009) - Uma pessoa comprou 5 envelopes grandes, para colocar o mesmo número de folhas dentro de cada um deles. Como 2 envelopes foram rasgados e não puderam ser utilizados, essa pessoa precisou colocar 16 folhas a mais em cada um dos envelopes restantes. O número total de folhas que deveriam ser colocadas nos envelopes era

(A) 80.
(B) 100.
(C) 120.
(D) 140.
(E) 160.
15) (SEAP0802/01-SegPenitClasseI-V1–2009) – Quatro agentes penitenciários fizeram um determinado número total de horas extras no último mês. Sabe-se que Luís fez 1/5 desse total, que Mário fez o triplo de Luís, que João fez 1/3 do que Luís fez e que Otávio fez 5 horas extras. Pode-se concluir, então, que o número de horas extras que Mário fez nesse mês foi:

(A) 2,5.
(B) 7,5.
(C) 15,5.
(D) 22,5.
(E) 37,5.
16) (FAPE1201/001-AnalistaAdministrativo – 2012) – Suponha a existência de apenas três modalidades de bolsas para pesquisa, concedidas por uma fundação: A, B e C. Suponha também que, em um determinado mês, essa fundação disponibilize aos interessados um total de 45 bolsas de pesquisa da seguinte forma: o número de bolsas da modalidade A, correspondendo ao dobro do número de bolsas da modalidade B, mais 3 unidades, e o número de bolsas da modalidade C, correspondendo à metade do número de bolsas da modalidade B. Dessas suposições, pode-se concluir que a soma dos números de bolsas das modalidades A e C disponibilizadas foi de

(A) 21.
(B) 25.
(C) 27.
(D) 33.
(E) 39.
17) (SAAE0802/17-TécnicoInformática – 2009) – Uma senhora tem 5 filhos, sendo que cada filho é 4 anos mais velho que seu irmão imediatamente mais novo. Sabendo-se que, hoje, o filho mais velho tem o triplo da idade do filho mais novo, pode-se afirmar que a idade do filho mais velho, hoje, é

(A) 15 anos.
(B) 21 anos.
(C) 24 anos
(D) 27 anos.
(E) 30 anos.
18) (VNSP1301/002-TécnicoContabilidade – 2013) – O funcionário encarregado pelas compras de um escritório recebeu certa quantia de dinheiro para comprar várias calculadoras todas de mesmo modelo e preço. Porém, ao efetuar a compra, percebeu que se comprasse 30 calculadoras ficariam faltando R$ 30,00, mas se comprasse 28 calculadoras sobrariam R$ 18,00. O valor disponibilizado para o funcionário comprar as calculadoras era

(A) R$ 725,00.
(B) R$ 715,00.
(C) R$ 690,00.
(D) R$ 675,00.
(E) R$ 660,00.
19) (VNSP1214/001-AssistenteAdministrativo-I – 2012) – Com certa quantidade de etiquetas disponíveis, um escritório pode etiquetar várias pastas colando 3 etiquetas em cada uma delas, mas, se colar apenas duas etiquetas em cada pasta com o mesmo número de etiquetas disponíveis, poderá etiquetar 20 pastas a mais. O número de pastas que poderão ser etiquetadas, utilizando duas etiquetas, é:

(A) 20.
(B) 30.
(C) 40.
(D) 50.
(E) 60.
20) (VNSP1214/001-AssistenteAdministrativo-I – 2012) – Juca saiu de casa levando certa quantia em dinheiro para comprar determinado tipo de lâmpada. Ao chegar na loja, percebeu que se comprasse 8 lâmpadas iguais, ficariam faltando R$ 6,00, mas se comprasse apenas 6 lâmpadas sobrariam R$ 8,00. O dinheiro levado por Juca foi:

(A) R$ 50,00.
(B) R$ 55,00.
(C) R$ 60,00.
(D) R$ 65,00.
(E) R$ 70,00.

RESOLUÇÃO

Para baixar a lista completa clique aqui
Equação do 1º grau
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21 comentários:

  1. Olá, boa tarde.
    Me corrija se eu estiver errado, mas acredito que a resposta da 7ª alternativa está errada. 48/3 = 16, e não 14. Logo a alternativa correta seria a letra E.

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    1. Você está correto Jamessom.
      Inclusive, o gabarito está a alternativa E. O erro ocorreu na digitação da resolução.

      Obrigado por colaborar.

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  2. Exercíco 14 resposta certa C e não D como indica o gabarito.

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    1. Olá Lucas!

      Obrigado pela colaboração. Realmente teve um erro de digitação.

      Abraços!

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  3. Olá, onde posso achar mais exercícios como esse? obrigado!

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  4. Eu tenho uma grande dificuldade em matemática, então preciso praticar bastante. Muuuuuito obrigada!!

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  5. Não consigo abrir as questões resolvidas !

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    1. Olá Rosy!

      Não sei falar qual é o problema pois os links estão abrindo normalmente.
      Observação: sempre clique com o botão esquerdo do mouse.

      Abraços!

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  6. Não entendi no exercicio 2 o pq do lustre ser x+250

    eu entendi que a luminaria é x e o ventilador x+150 mas o lustre nao. por favor me da uma força.obg

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    1. Como já tínhamos colocado que o ventilador é x+150, mas ele é 100 reais mais barato que o lustre, dessa maneira você deve somar 100 reais no preço do ventilador, assim você chegará ao valor do lustre que será x+150 +100 = x+250.

      Abraços

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  7. Não consegui entender a questão 10 por que o cartucho ser x,pen drive ser x+12 e livro ser x-19 se o enuciado diz que o cartucho de tinta custou R$ 12,00 a menos que o pen drive e R$ 19,00 a mais que o livro.Não deveria ser cartucho:x-12;pen;x ;livro:x+19. Me ajude por favor!? Porque foi ao contrario

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  8. Muito Bacana, amigo, você ajudar a gente com esses exercícios, Obrigado e DEUS te abençoe.

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    1. Fico feliz que o blog tem te ajudado!
      Obrigado por suas palavras!

      Abraços!

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  9. Realmente esse é o melhor blog de estudos que eu já vi. As questões são bem elaboradas.

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  10. Olá professor, o site também dispõe de questões de equação do 2° grau? Se as dispuser eu não as encontrei. Meu problema é montar a equação, interpretá-la corretamente. "Resolver é fácil, o problema é equacionar".

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    1. Olá Daniel, ainda não publiquei a lista de equações do 2º grau. Em breve eu postarei.

      Abraços

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  11. não tem resoluçoes das outras questoes, só tem até o 20 e cade o resto

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    1. Infelizmente não. Estas 20 questões já dá uma boa base, as demais questões fica para os leitores resolverem sozinhos.

      Abraços

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  12. Bom dia!
    Por que no exercício 8 a equação fica assim: 1x/2 + 1x/3 + 20 = x?
    Não entendo por que o X acompanha o 1/2 e 1/3 sendo que sabesse que são livros de matemática e história e por que o X não acompanha o 20?

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